Art Prints
Personalizadas
Newsletter
Interiores

Um pequeno apartamento na gigante cidade de S. Paulo

Não é exageradamente pequeno, mas reduzido o suficiente para obrigar diferentes áreas a coabitar em harmonia.

Decorar uma casa já não é uma tarefa simples e quando o espaço é pequeno o desafio torna-se ainda maior. É preciso analisar bem as prioridades de todas as funções da casa, saber integrar os diferentes ambientes e excluir tudo o que não faça falta.

O Apartamento RJ, de 70 m2, localizado na cidade brasileira de S. Paulo, uma das mais populosas do mundo é um bom exemplo de como um andar pequeno não tem de estar condenado ao ruído visual, saturado de mobiliário que anule o conforto do espaço.

Projetada pelos estúdios Rua141 Arquitetura e pela Zalc Arquitetura,este andar é a segunda residência de uma família de Israel.

Fotografia: Nathalie Artaxo
A entrada de luz natural foi aproveitada ao máximo. Fotografia: Nathalie Artaxo

A cozinha e a sala partilham o espaço social e tiram partido da luz natural, essencial para tornar a casa mais respirável e ampla. As cores escuras são normalmente evitadas em áreas pequenas porque visualmente tornam os espaços mais pequenos. No entanto, neste projeto, os tons escuros foram aplicados para contrastar com a madeira mais clara, criando uma composição rica em texturas e cor. Nesta solução há, sem dúvida, a intenção de construir uma identidade através da divisão cromática.

O cimento da viga do teto é assumida e a textura valorizada. Fotografia: Nathalie Artaxo

A cozinha e a zona de leitura estão separados no teto por uma viga que oferece ao espaço textura e alguma dureza. O mobiliário, a iluminação e os objetos decorativos são de designers brasileiros aproveitando a riqueza da cultura local. As estantes em escada preenchem a parede sem a saturar visualmente.

A máquina de lavar a roupa pode ser facilmente utilizada quando a porta de correr se encontra aberta. Fotografia: Nathalie Artaxo
A porta de correr quando está fechada altera por completo a estética do espaço. Fotografia: Nathalie Artaxo

Na entrada do apartamento encontra-se a área de serviço que passa despercebida pelos grandes painéis de madeira. Esta solução permite utilizar com grande facilidade a máquina de lavar a roupa sem comprometer a estética da sala. As portas de correr são muito utilizadas para resolver problemas de espaço.

Fotografia: Nathalie Artaxo
O candeeiro de teto tem linhas finas que ajudam a tornar o espaço leve. Fotografia: Nathalie Artaxo
Fotografia: Nathalie Artaxo
Fotografia: Nathalie Artaxo

Nas áreas privadas da casa optaram por cores e acabamentos em tons claros, para os espaços parecerem mais amplos tirando partido da entrada de luz natural. Os tons mais escuros foram utilizados em objetos que poderão ser facilmente movimentados ou substituídos como as almofadas e a cobertura das camas.

As portas dos armários são de correr, com espelhos, duas técnicas muito usadas para tirar o máximo partido de espaços pequenos.

Nas mesas de cabeceira utilizaram candeeiros em bronze com uma estrutura fina e delicada, entregando ao espaço um apontamento leve de design.

Fotografia: Nathalie Artaxo
Fotografia: Nathalie Artaxo
Fotografia: Nathalie Artaxo
Fotografia: Nathalie Artaxo

No quarto de banho, houve uma intervenção quase cirúrgica na aplicação de todos os elementos. O calor da madeira combina com a base branca do lavatório. O desenho do azulejo utilizado no chuveiro anima o espaço e a sua cor verde transportam-nos para a natureza. Os frascos têm um design contemporâneo e servem também como elemento de decoração, tornando o espaço mais acolhedor. O resguardo do chuveiro, completamente transparente, não interrompe visualmente a pouca área disponível e tira partido da luz natural.

Partilhe este artigo nas redes sociais ou envie a um amigo

Comprar ilustrações

Encontra os quadros perfeitos para decorar a tua casa

ILUSTRAÇÕES de catálogo

Comprar ilustrações ›

ILUSTRAÇÕES personalizadas

Quero saber mais ›

Ver mais artigos

Decoração
Os 4 segredos para decorar apartamentos pequenos
Interiores
Um elegante apartamento em Paris
Interiores
Uma atípica casa de praia belga
Interiores
A nova vida de uma casa degradada
Interiores
Se tens uma casa pequena, tens de conhecer esta!
Interiores
Um edifício antigo reinventado pela Matthew Giles Architects

Quer ter acesso a mais novidades?

Junte-se à nossa Newsletter e seja o primeiro a receber gratuitamente dicas sobre decoração, artigos e novidades.
Obrigado. Enviamos um e-mail para confirmar a sua validade.
Se não receber nos próximos minutos verifique a sua caixa de Spam ou entre em contacto connosco.
Oops! Algo correu mal. Verifique por favor.